Pular para o conteúdo

Analista Inteligência Competitiva PME Sênior


Cargo: Analista Inteligência Competitiva PME Sênior

Empresa: Claro

Descrição do Vaga: O que te espera no dia a dia:Responsável pelo monitoramento contínuo dos movimentos da concorrência no segmento PME, incluindo preços, lançamentos e alterações de produtos, entrada de novos players e tendências de mercado. Atuará na geração de insights estratégicos para as áreas de Produto e Pricing, apoiando a tomada de decisão e a diferenciação competitiva da empresa.Radar da concorrência e Inteligência de Mercado

  • Monitorar sistematicamente concorrentes diretos e indiretos, identificando mudanças em portfólio, estratégias de precificação, campanhas promocionais e entrada de novos players no mercado
  • Coletar, organizar e analisar dados sobre preços, lançamentos, funcionalidades e posicionamento de produtos/serviços concorrentes, utilizando ferramentas e fontes diversas (sites, relatórios, mídias, painéis de preço, etc.)
  • Elaborar relatórios periódicos e dashboards com análises comparativas, tendências e alertas de movimentos relevantes do mercado, fornecendo informações acionáveis para as áreas de Produto, Pricing e demais stakeholders
  • Gerar insights estratégicos que orientem o desenvolvimento de novos produtos, ajustes de portfólio, políticas de preços e campanhas de marketing, contribuindo para o aumento da competitividade e diferenciação da empresa
  • Identificar lacunas e oportunidades de mercado a partir da análise de recursos, especificações e experiências dos produtos concorrentes
  • Acompanhar tendências de mercado, inovações tecnológicas e mudanças regulatórias que possam impactar o segmento PME em Telecom
  • Apoiar a definição de estratégias de precificação dinâmica, recomendando ajustes com base no comportamento da concorrência e nos objetivos de rentabilidade
  • Realizar apresentações executivas e workshops para disseminação de aprendizados e recomendações estratégicas.
  • Manter relacionamento com áreas internas (Produto, Pricing, Marketing, Vendas) para garantir alinhamento e rápida resposta às mudanças de mercado.

Argumentação de Vendas e direcionamento de oferta

  • Elaborar materiais comerciais com foco em argumentação de venda, destacando motivos para compra, proposta valor visão de concorrência, por canal de venda, região de atuação e por necessidade de segmento.
  • Responsável por combinar/direcionar ofertas (produtos, soluções e equipamentos) para desdobramento em Trade, Endomarketing, Go to Market e demais áreas de atuação (Propesct e Base);
  • Elaborar Book de Vendas e demais materiais para os canais de com informações técnicas do produto para apoiar com as negociações dos clientes.
  • Elaborar materiais para “puxadas” de vendas com conteúdo de Marketing Produtos e Ofertas

Interface com times internos

  • Participação de Reuniões/Kickoff com time de Produtos e Ofertas, Marketing Regional, Consultores de Soluções, time Martech, Comunicação, Endomarketing, entre outros, para alinhamento das estratégias de negócios, lançamento de produtos e ofertas, atualização de conteúdos e procedimento da regra de comercialização de todo o portfólio.

Buscamos alguém que:

  • Pensa e age a partir das perspectivas dos clientes. Demonstra interesse e curiosidade de conhecer os clientes, seus comportamentos e preferências para atender e superar suas expectativas;
  • Demonstra compromisso permanente em aprender, ensinar e desenvolver, contribuindo para um ambiente descontraído, respeitoso e colaborativo, incentivando a diversidade;
  • É flexível para se desprender de paradigmas e modelos mentais existentes. Busca soluções inovadoras e sustentáveis, para criar vantagens competitivas para o negócio, equilibrando os interesses econômicos, ambientais e sociais.

Para fazer parte do nosso time, é essencial:

  • Graduação em Administração, Economia, Estatística, Marketing ou áreas afins.
  • Conhecimento em Marketing, aquisição, comercial e Comunicação.
  • Experiência sólida em marketing B2B, preferencialmente em empresas de telecom, tecnologia ou serviços.
  • Capacidade analítica para trabalhar com KPIs e indicadores de performance.
  • Conhecimento profundo do setor de telecomunicações, especialmente mobilidade, conectividade (internet) e M2M/IoT
  • Dinâmica do mercado PME e suas particularidades
  • Experiência em Análise de concorrência (benchmarking, diferenciação de ofertas), Tendências de digitalização, mobilidade e automação no B2B
  • Experiência em Planejamento estratégico e tático orientado a resultados
  • Gestão de squads, cerimônias ágeis e rituais de priorização
  • Ferramentas de análise: Excel avançado
  • Ferramentas de apresentações executivas: PowerPoint, Google Slides

Na Claro, pessoas é um dos nossos valores. Com este pensamento, investimos sempre no cuidado com a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos nossos colaboradores! Para que você tenha a melhor experiência em sua jornada com a gente, oferecemos um atraente pacote de benefícios. Veja só:

  • Jornada Flexível;
  • Vale-Refeição e Alimentação;
  • Assistência Médica e Odontológica;
  • Auxílio para patologias graves;
  • Auxílio ao dependente com deficiência;
  • Benefício Farmácia;
  • Auxílio Creche/Babá;
  • Programa de Apoio Pessoal;
  • Claro Running;
  • Previdência Privada;
  • Seguro de Vida;
  • Combo Colaborador;
  • Wellhub (Gympass)
  • Meu Pet Club
  • Convênios e Parcerias;
  • Programa de Reconhecimento por tempo de casa;
  • E muito mais!

Na nossa empresa, valorizamos um ambiente inclusivo, diverso, ético, colaborativo e harmônico. Não fazemos distinção de gênero, raça, cor, orientação sexual, posição social ou deficiências. Todos e todas são bem-vindos(as)!

Local: São Paulo – SP

Data do Post da Vaga: Sat, 28 Jun 2025 05:10:27 GMT

Candidatar-se a Vaga